#0059ab

#fed700

Petrópolis - RJ

Petrópolis - RJ

Minha História

Minha História

Sou Marcia Chiote, nasci no dia 24 de fevereiro de 1971, em uma família cristã do Rio de Janeiro. Meus pais, eu e meus irmãos sempre amamos Petrópolis, cidade que sempre esteve presente em minha vida familiar, pois frequentemente visitávamos a cidade.

A paixão pela cidade começou ainda na infância. Nos finais de semana, visitava a região com meus pais e irmãos para apreciar as hortênsias, paixão da minha mãe, e aproveitar a excelente gastronomia, paixão do meu pai. Quando retornávamos para casa, a parada no Belvedere era obrigatória, tanto pela gastronomia quanto pela vista.

Em 1981, meus pais resolveram se mudar definitivamente para Petrópolis. Nessa ocasião, comecei a estudar no Colégio de Aplicação da Universidade Católica de Petrópolis, onde concluí o Curso de Formação de Professores no Ensino Médio.

Aos 19 anos, passei no concurso público da Prefeitura Municipal de Petrópolis e comecei a lecionar na Escola São Cristóvão, na Praça Pasteur.

No ano de 1997, concluí o curso de Direito pela Universidade Católica de Petrópolis.

Amo a cidade que escolhi para chamar de lar. Em 1998, eu e o professor Humberto nos casamos na Igreja do Sagrado e decidimos que Petrópolis era o lugar perfeito para formar nossa família. Sou mãe de Stephanie e Pedro Humberto, ambos nascidos e criados aqui.

Em 2001, fui homenageada com o título de cidadã petropolitana por bons e relevantes serviços prestados à comunidade de Petrópolis.

Durante 33 anos e 10 meses de serviço, atuei em diversos setores da educação com amor e dedicação. Sempre lutei pela qualidade do ensino e pela melhoria da educação petropolitana.

Hoje, como funcionária pública aposentada, valorizo cada momento com minha família e amigos, e amo ficar com meus pets Demi, Puma e Luna, por quem sou apaixonada.

Luto pela representatividade das mulheres na política, pois acredito que a nossa participação não é apenas uma questão de justiça social, mas também um caminho para fortalecer a democracia e promover um desenvolvimento sustentável e inclusivo.

Minha paixão por educação e igualdade social me motiva a participar de projetos que visem a melhoria da qualidade de vida de todos.

Sou candidata a vereadora pelo PL, partido pelo qual, entre 2020 e 2024, fui vereadora suplente.

Tenho planos e sonhos para Petrópolis. Estou com 53 anos, amo nossa cidade e quero que ela volte a ser destaque positivo no cenário nacional e internacional.

Acredito que Petrópolis pode melhorar em muitas questões, e para isso, é necessário trabalho sério e comprometido. Precisamos de mudanças!

Petrópolis precisa gerar renda para as famílias que residem no município, oferecer melhor infraestrutura, saúde e transporte público. O que estamos vendo atualmente em várias áreas é um verdadeiro descaso com a população.

Quero ser sua representante na Câmara Municipal de Petrópolis e peço o seu voto.

Marcia Chiote – 22022

Linha do tempo

Fevereiro de 1991

Comecei a trabalhar com 19 anos na Escola São Cristóvão, na Praça Pasteur. Fui professora da primeira turma de Educação Infantil da escola, fiz amigos queridos que participam da minha vida até hoje.

Fevereiro de 1991
Fevereiro de 1996

Comecei a lecionar a disciplina de Geografia para o segundo segmento do Ensino Fundamental, na Escola Professora Hermínia Matheus, no bairro São Sebastião. Na escola conheci o professor Humberto, que é meu marido.

Fevereiro de 1996
Janeiro de 1997

Passei para a minha segunda matrícula no município, e comecei a lecionar para o EJA, Ensino de Jovens e Adultos, na Escola Rosalina Nicolay, no bairro Siméria.

Janeiro de 1997
Fevereiro de 1997

Recebi o convite para trabalhar diretamente na Secretaria de Educação, no Departamento de Apoio Técnico. Na Secretaria de Educação, onde eu exercia a minha segunda formação, o Direito. No departamento eu era responsável por analisar os processos para concessão de diversos direitos e benefícios.

Fevereiro de 1997
Janeiro de 1998

Conclui o curso de Direito na Universidade Católica de Petrópolis.

Janeiro de 1998
Janeiro de 2001

Recebi o convite para implantar e coordenar um novo modelo de matrícula na rede municipal de Petrópolis e aceitei porque era um desafio e iria beneficiar a sociedade, em especial a mais carente, fato que me motiva desde a adolescência.

O primeiro benefício com a criação da coordenação de matrículas era trazer mais dignidade para os pais e responsáveis, que não precisavam mais passar horas na fila para conseguir uma vaga para os seus filhos em uma escola municipal. A matrícula passou a ser feita de forma online ou através do telefone e atendia a critérios claros para a concessão da vaga, que beneficiavam a milhares de famílias, em especial na sua rotina diária, pois os principais critérios eram já haver filho matriculado na unidade escolar e a unidade escolar ser próxima a residência. Foi um sistema inovador no município que hoje é seguido por outros municípios.

Janeiro de 2001
Fevereiro de 2004

Fui convidada para exercer a função de Orientadora Pedagógica e Educacional do Colégio Padre Corrêa, em Corrêas.

Fevereiro de 2004
Fevereiro de 2005

Fui convidada para exercer a função de Orientadora Pedagógica e Educacional na Escola Santa Rita de Cássia, no bairro Castrioto.

Fevereiro de 2005
Julho de 2007

Fui convidada para exercer a função de Diretora Geral da Escola São Francisco de Assis, no bairro Mosela.

Julho de 2007
Fevereiro de 2010

A administração é muito gratificante, mas eu sentia falta do meu contato com o aluno em sala de aula e a partir desta data voltei a lecionar a disciplina de Geografia nas Escolas Municipais Rubens de Castro, no Vila Felipe, e Rosemira de Oliveira Cavalcanti, no Itamarati.

Fevereiro de 2010
Fevereiro de 2013

Recebi o convite para implantar a Sala de Leitura no Colégio Gunnar Vingren de Petrópolis, no bairro Valparaíso. Acredito que a leitura é fundamental na educação, por isso aceitei o convite. Na mesma época lecionava Geografia para o segundo segmento do Ensino Fundamental no colégio.

Fevereiro de 2013
Janeiro de 2017

Fui convidada para implantar o Núcleo de Capacitação e Formação Profissional da Secretaria de Educação. No Núcleo, realizávamos cursos, palestras, encontros, entre outras atividades, nas quais o servidor se inscrevia de acordo com o seu interesse. Implantar o núcleo foi maravilhoso, havia grande reconhecimento por parte do servidor municipal e as turmas tinham muita procura. Infelizmente não deram continuidade ao Núcleo após a minha saída e até hoje os servidores me enviam mensagens pedindo o retorno dos encontros.

Janeiro de 2017
Fevereiro de 2019

Recebi o convite para assumir a Direção Geral do Liceu Municipal Prefeito Cordolino Ambrósio, única escola da rede municipal que atende ao Ensino Médio. Na ocasião, recuperei fisicamente algumas dependências da escola, implantei o sistema de sala de aulas temáticas. O Liceu foi a primeira unidade escolar com o sistema. Alunos, funcionários e professores aprovaram o sistema e estavam muito motivados com as mudanças.

Fevereiro de 2019
Outubro/Novembro de 2020

Fui diplomada como suplente no cargo de vereadora pelo PL, na eleição de 2020.

Outubro/Novembro de 2020
Maio de 2022

Me aposentei na Prefeitura Municipal de Petrópolis na minha primeira matrícula.

Maio de 2022
Agosto de 2022

Administrei o Liceu até o dia 01 de agosto de 2022. Depois desse período fui lecionar na Escola Municipal Professora Maria Campos, no bairro Centro, onde me aposentei em abril de 2024.

Agosto de 2022
Abril de 2024

Me aposentei na Prefeitura Municipal de Petrópolis, após 33 anos e 10 meses de muito trabalho e dedicação. Me orgulho muito da minha trajetória na Educação.

Abril de 2024
Agosto de 2024

Sou candidata a vereadora pelo PL – Marcia Chiote – 22022.

Tenho planos e sonhos para Petrópolis, estou com 53 anos, amo a nossa cidade, quero que ela volte a ser destaque positivo no cenário nacional e internacional.

Acredito que Petrópolis pode melhorar em muitas questões e que, para isso, é necessário trabalho sério e comprometido. Precisamos de mudanças!

Petrópolis precisa gerar renda para as famílias que residem no município, oferecer melhor infraestrutura, saúde e transporte público. O que estamos vendo atualmente em várias áreas, é um verdadeiro descaso com a população.

Quero ser sua representante na Câmara Municipal de Petrópolis, para isso peço o seu voto.

Marcia Chiote – 22022

Agosto de 2024